Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2017

. . . OS JARDINS E PARQUES . . .


O mais antigo Jardim de Fafe, provavelmente do século XVIII, situa-se na cerca do Solar do Santo Velho, em muito mau estado de conservação. Sucede no tempo o Passeio Público do séc. XIX, reservado à burguesia liberal, cujo processo de construção consta de 1890, no lugar do Calvário. Inaugurado em 1892, deve-se a sua existência à filantropia do Comendador Albino de Oliveira Guimarães, um "brasileiro" de Fafe, personalidade hoje ignorada pelos locais.
Este Passeio Público era frequentado pela burguesia, constituindo local obrigatório de visita, tendo recebido todos os elementos decorativos para cumprir o espírito do romantismo da época: um lago, ainda que pequeno, onde é colocado um pequeno barco trazido da Povoa do Varzim; um coreto; um ringue e, para além das necessárias árvores, uma ponte recreando um ambiente exótico e romântico.
Restaurado em Abril de 1993, mantém as características iniciais e merece, só por si, uma visita.
No séc.XX, os jardins passam a cumprir uma nova função ideológica e social, sendo, tal como o já desaparecido jardim da Queimada, desprovidos de gradeamento, para que o acesso e fruição se tornem possíveis a todas as classes sociais.

Dê uma olhadela ao designado Parque da Cidade no monte de São Gemil, também denominado Cidade Porto Seguro, onde foram plantadas um conjunto de árvores sem qualquer critério de escolha. Daqui, poderá ter uma das mais belas vistas da cidade e das encostas da cadeia montanhosa que circunda o Concelho (Monte Longo), onde assenta a maior parte das freguesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário