Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2017

...A CULTURA…


O Teatro-Cinema, inaugurado em 10 de Janeiro de 1923, constitui um exemplar arquitectónico único em Portugal, pelo facto de possuir uma fachada pintada.
Com capacidade para 400 lugares distribuídos pelas frisas, camarotes e plateia, nele se pode ver fosso de orquestra e um palco de dimensões significativas, bem como tecto abobadado e pintado.
A sua construção deveu-se à iniciativa de José Summavielle Soares, neto do “Brasileiro” José Florêncio Soares, emigrante do Rio de Janeiro.
Numa terra onde já havia uma Sociedade de Recreio, um Grupo Dramático, um Grupo Musical e Teatro com Animatógrafo, o Teatro-Cinema completou o conjunto de elementos de cultura necessários à nova burguesia constituída, principalmente, por emigrantes do Brasil, a qual reproduziu nas suas terras de origem um estilo de vida que lá havia aprendido, assim como em viagens ao estrangeiro.
O Teatro-Cinema foi testemunha de acontecimentos sociais e políticos significativos e da actuação das mais importantes figuras do teatro da época. Nele se fizeram as primeiras projecções de cinema.
Foi adquirido pela Câmara Municipal em 2002 e aguarda intervenção para a sua reabilitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário