Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2023

 CRISTIANO OTONI



CIDADE

 Inicialmente, o primeiro nome dado a cidade foi “tapera” do Tupi t’apera que significa aldeia extinta ou aldeia abandonada.

Era um agrupamento de casas próximo a uma fazenda situada hoje nas proximidades da antiga estrada União Indústria, ligando Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

Posteriormente, forma surgindo as casas dos operários que acompanhavam as construções da Linha Férrea Central do Brasil. Esse agrupamento de casa tornou-se mais tarde um pequeno povoado e o nome dado a estação Christiano Ottoni estendeu-se ao lugarejo.

Era homenagem ao grande engenheiro Benedito Christiano Ottoni, que dirigiu os serviços da construção da ferrovia. Embora esta linha esteja desativada, ainda se conserva a pequena estação, cedida à Prefeitura Municipal.

 

Um pouco sobre Christiano Benedicto Ottoni...

 


 

 “Eu não construo Estrada para o Brasil de hoje, mas para o Brasil do futuro. Não podemos dividir os trens. È preciso que os trens que correm na baixada galguem a Serra para correr no planalto, senão não haverá desenvolvimento econômico possível para as províncias de Minas e de São Paulo.”

Christiano Benedicto Ottoni considerado o “Pai das Estradas de Ferro do Brasil”, foi responsável por uma das maiores e mais importantes Ferrovias que este País já teve. Esta frase também nos chama atenção para um dos maiores feitos de Ottoni: Ter lutado por uma linha que ganhasse a Serra do Mar em simples aderência.

  


 

Teofilo Otoni irmão de Christiano Otoni, um dos líderes da Revolução Liberal de 1842.

 

           

Fonte: Folder de informações Prefeitura Municipal de Cristiano Otoni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário