Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O Motociclista Padre Armando Cesário Lima  passeia pela Santana de 1950 com sua moto,
uma americana BSA.




Padre Armando também jogava futebol e tinha uma intensa vida social no Município. A preocupação com o progresso de Santana e de Joselândia é vista em documentos onde ele aparece por exemplo como sócio fundador da Cia de Força e Luz de São José do Carrapicho, ou da Cia Viação Santanense. Nesta última empresa, da linha de ônibus Santana-Lafaiete, fundada em 1952 foram sócios entre outros, José Pereira Dutra, ( Zé do Oscar) Antônio Nogueira de Oliveira ( sr Totonho) e dona Cristina de Souza Costa. As contribuições de Padre Armando (nascido e enterrado em Ressaquinha, são tantas para Santana dos Montes que ele é uma pessoa inseparável de nossa história. Padre Armando faz parte nosso PATRIMÔNIO CULTURAL imaterial.

Fonte: Jornal Santana hoje, Morro do Chapéu , ano 9 nº 77, setembro 2009, Editor responsável, sec. cultura José Geraldo(Bolão).



2 comentários:

  1. Padre Armando foi um pastor muito evoluído,grande historiador,auto didata no estudo de grego,hebraico e outras línguas,além de excelente comunicador.As pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ele aprenderam muito .

    ResponderExcluir
  2. O inesquecível padre Armando, nosso conterrâneo, foi um exemplo de pessoa para nós ressaquinhenses. Eu o via sempre de batina. Até quando nos visitava numa partida de futebol, oferecia-nos alguns chutes, com a sua vestimenta sacerdotal:a batina. Tal era sua paixão com o controle da bola: o futebol. Infelizmente não o vi, no seu esplendor, atuar defendendo o nosso futebol. Na época o Industrial Sport Club, do qual fiz parte desde os nove anos e com grandes glórias, até pendurar as chuteiras.
    O professor Padre Armando deixou sua Historia no nosso Colégio Estadual em Barbacena e, na Faculdade de Filosofia da antiga FUPAC, também em Barbacena onde me formei.
    O sermão do descendimento da cruz, na nossa semana santa, era alguma coisa de extraordinário. Certa vez, na casa paroquial, antes do sermão, deparei com um certo nervosismo do egrégio padre, com toda sua categoria, porque estava prestes a subir ao púlpito. Adivinhe: uma aula, uma exortação, um comunicado espetacular para quem acompanha a vida de Cristo Jesus. Cheguei a comentar que aquele vai e vem silencioso do padre Armando, era para nos anunciar grandes emoções. Que saudades!
    Querido professor padre Armando, onde você estiver te peço que abençoe a mim e a tantos outros que invoca sua intersecção junto a Deus.

    ResponderExcluir