Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Em visita pastoral feita em 1824, juntou ao provimento de visita a seguinte certidão sobre a capela de Santo Amaro:

"A capela curada de Santo Amaro, distante da Matriz 3 léguas, com 910 almas e 95 fogos. Foi visitada por Comissão e crismaram-se 1.320 pessoas; tem três altares incompletos, com o forro do corpo da capela-mor por forrar; pia-batismal em pedra e sem grades e vasos de Santos Óleos de estanho; o telhado precisa de conserto, tem ornamentos suficientes"101

A igreja, construída de pedra, domina o largo do antigo arraial, imponente com duas torres e pórtico em pedra, encimado por um ostensório, também em pedra. No interior do templo, além do altar-mor no presbitério, junto ao tansepto, na nave, estão dois altares laterais. Todos os altares são de retábulo simples, talvez o ornamento estaria na primitiva pintura, coberta por tinta-a-óleo branca. No camarim do altar-mor está a bela imagem do padroeiro Santo Amaro (São Mauro, beneditino). Apesar da predominância de imagens de gesso, feitas em série, nos altares, ainda encontramos alguma em madeira, provavelmente do século XVIII, como, por exemplo, no altar-mor, além do padroeiro, nos nichos laterais podemos observar um São José de botas, Santo Antônio, crucifixo e castiçais (conjunto da banqueta) em madeira policromada, destacando-se o douramento, muito bem conservados. No altar lateral, do lado da Epístola, uma imagem de vulto Nossa Senhora das Dores, de roca, e um São Sebastião num dos nichos laterais. Na sacristia tem um arcaz, com sete gavetões, também repintado com tinta-a-óleo.

O antigo distrito queluziano de Santo Amaro do Camapuã (atual cidade de Queluzito), foi um dos primeiros povoados que se formaram em torno do antigo arraial do Campo Alegre dos Carijós.
Pela lei provincial n°. 907, de 8 de junho de 1858, criou-se a freguesia, elevada a colativa em 1861. Em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei n° 1.058, mudou-se a denominação de Santo Amaro para Queluzito. Com este nome foi criado o município, em 1962.102

Entre muitos, exerceram a capelania de Santo Amaro o Revmos. Srs.:

-1732 - Paulo Moreira -
-1748 - João de Magalhães
-1773 - Vicente lgnácio da Silva, até setembro de 1799.
-1801 - Manoel Júlio Ribeiro
-1821 - Francisco de Paula Pereira, em dezembro de 1821 já se encontrava no cargo.
           - Manoel Vieira da Cruz

Fonte:
AEAM -Livro de registro de batizados da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Queluz - Prat. I n° 15 pp. 57
BARBOSA Waldemar de Almeida - "DICIONÁRIO HISTÓRICO-GEOGRÁF1CO DE MINAS GERAIS" - Belo Horizonte, 1971 - pp. 395.

Um comentário:

  1. Você faz um trabalho lindo, muito interessante, mergulhar no passado é o mesmo que resgatar conhecimentos para as crianças que farão o futuro de nosso país.

    ResponderExcluir