Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Catas Altas de Noruega- MG


Catas Altas de Noruega. Orago Nossa Senhora da Conceição. Num antigo relatório apresentado pelo
Padre Francisco Pereira de Assis, vigário de Itaverava, lê-se: "Noruega data de 1726, ou antes, porquanto ha tradição de ter sido ella a primitiva matriz, hoje (dezembro de 1833) decadente e despovoada."
Sebastião Pedrosa fêz patrimônio a esta capela em 11 de fevereiro de 1744.

Catas Altas de Noruega. Orago São Gonçalo. Foi erigida, conforme o relatório citado no número precedente, em 1727. Teve concessão de pia batismal em 23 de novembro de 1730.
Freguesia por L. P. n.° 184 de 3 de abril de 1840. Vigário colado — Constantino José Marcelhas (já era encomendado), apresentado por C. I. de 14 de dezembro de 1842, colado a 27 de abril de 1843.

Catas Altas do Mato Dentro. Na R. F. B. se lê: "O primeiro batismo celebrou-se na capela da Conceição de Catas Altas em 1712". E continua: "Tem tido mais de vinte vigários e sendo oito colados".
Freguesia de natureza colativa pelo alvará de 16 de fevereiro de 1724, sendo seu primeiro vigário colado o Padre Domingos Luís da Silva (Anais da Biblioteca Nacional, vol.XXXIX). Outros colados: Antonio Batista, apresentado por C. R. de 18 de_ fevereiro de 1754, colado a 29 de agosto do mesmo ano; João Oliveira Magalhães, apresentado por C. R. de 20 de dezembro de 1759, colado a 10 de dezembro do ano
seguinte; Manuel Moreira de Figueiredo, apresentado por C. R. de 15 de maio de 1763, colado no mesmo ano a 13 de outubro. Desligou-se da Companhia de Jesus na Bahia, onde estava, quando se decretou a expulsão dos Jesuítas. 
Faleceu como cônego prebendado da Sé de Mariana e sua vaga, no cabido, foi preenchida em 1803. Sucedeu-lhe na paróquia seu parente João Batista de Figueiredo Leitão, apresentado por C. R. de 7 de setembro de 1798, colado no ano seguinte a 15 de novembro; Francisco Xavier Augusto
de França, parente dos dois precedentes, apresentado por C. R. de 8 de fevereiro de 1820, colado a 23 de junho do mesmo ano. Recusou a mitra do Rio Grande do Sul para a qual fora nomeado pelo govêrno imperial em 1862 ou 1863, quando já octogenário. Do último vigário colado desta freguesia — Monsenhor Manuel Mendes Pereira de Vasconcelos — perderam-se os autos de instituição canónica.
Catas Altas foi fundada por Antônio e Francisco Bueno, paulista, e pelo licenciado Domingos Borges, português.
Do provimento de Dom Frei José (1821): população — 2.890 almas; capelas, na sede — Rosário, Santa Quitéria e uma ermida de São Francisco; fora da sede — Morro da Água Quente e Brumadinho; clero: Vigário Francisco Xavier Augusto de França e os Padres Antônio Rodrigues Ferraz, Antônio Alves Filgueiras, José Vieira da Silva (na sua fazenda) . Antônio Francisco Alves de Arantes e José Alves do Couto.

Fonte: SPHAN - SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE IGREJAS NO BISPADO DE MARIANA -  CÔNEGO RAIMUNDO TRINDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário