Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Padre Manoel Ribeiro Taborda


Natural de Vila Franco junto ao Minho termo de Barcelos do Arcebispado de Braga Portugal. Filho legítimo de Manoel Ribeiro Taborda e Domingas Ribeiro Taborda. Estudou no seminário do arcebispo de Braga, tomou posse por alvará régio.
16 de janeiro 1752- Itaverava –MG , era proprietário de uma fazenda um pouco retirada do arraial Itaverava- Fazenda da Vassoura, Padre Taborda esboçou as plantas das igrejas do Divino Espirito Santo do Arraial de  Lamim, Nossa senhora da Piedade de Rio espera, São Gonçalo de Catas Altas da Noruega e São José do Carrapicho (Joselândia)
Fonte: Livro Itaverava Núcleo de Bandeirantes


Autor: Antônio Emídio Lana ano - 1980

3 comentários:

  1. Essa data citada 16 de janeiro de 1752,foi quando as igrejas matrizes de Conselheiro Lafaiete e Itaverava foram elevadas a categorias de Colativas (que poderia possuir bens e investiduras)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    O Pe. Manoel Ribeiro Taborda foi vigário em Catas Altas, do Caraça, de 25/1/1750 a 1/9/1752, conforme livro de registros de óbitos.

    ResponderExcluir
  3. Seu nome aparece no termo de criação da freguezia de N. Senhora da Piedade de Rio Espera em 1763. https://rioespera.com/portal/creacao-da-freguezia-de-nossa-senhora-da-piedade-da-boa-esperanca/

    ResponderExcluir