Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

 

Brasão do Reino de Portugal na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas do Campo, Minas Gerais (1734).

Encontramos nos simbolos do escudo da Coroa Portuguesa, sete castelos, representando as sete cidades que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros: Coimbra, Óbidos, Santarém, Lisboa, Palmela, Ourique e Évora.

Na parte central de fundo branco destacam-se as chamadas cinco Quinas ou Escudos de cor azul simbolizando os cinco reis Mouros que Dom Afonso Henriques derrotou e dentro destes encontramos as cinco Chagas de Cristo pois desde a sua primeira bandeira que El Rei levava consigo a Cruz de Cristo na bandeira, simbolizando a aliança  do Reino Português com Deus e do Padroado, um conjunto de privilégios concedidos pelo papado no período da expansão ultramarina, que delegavam aos monarcas católicos de Portugal e Espanha a administração e organização da Igreja Católica em seus domínios conquistados e por conquistar.

Em contrapartida, o rei padroeiro, que arrecadava os dízimos eclesiásticos, deveria construir e prover as igrejas, com tudo o que fosse necessário para o culto, nomear os párocos por concursos e propor nomes de bispos, sendo estes depois formalmente confirmados pelo Papa.

O Brasil viveu sob o regime do padroado até a Proclamação da República, em 1889, que tornou o país oficialmente laico

O culto a Nossa Senhora da Conceição nasceu nos primórdios da nacionalidade portuguesa e da História do Brasil

Após a Restauração da Independência de Portugal em 1640, com D. João IV, se verifica um grande impulso na devoção à Senhora da Conceição, por todo o país.Somente em 1646 é que o Rei D. João IV decidiu consagrar o país a Nossa Senhora da Conceição. Desde a eleição da Padroeira, os Reis de Portugal nunca mais colocaram a coroa na cabeça, pois ela pertence à Nossa Senhora da Conceição

Além de Rainha, Nossa Senhora da Conceição é também a Padroeira de Portugal e do Brasil desde 1646.

 






FONTE:

Disponível em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=596182185826455&id=100063040371431&rdid=5sz89obThwm7tQaC; Acesso em :09/01/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário