Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de março de 2021

segunda-feira, 15 de março de 2021


Paulo Rezzutti fala sobre Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. Palestra promovida pelo Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG).








link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zPp62y7KWdw

Canal: Colégio Brasileiro de Genealogia

quinta-feira, 11 de março de 2021

 


 

LUIS DA CUNHA

O alferes Antônio da Costa Rego piloto do juiz das medições de sesmarias, mediu e demarcou uma sesmaria de terras que foi concedida a Luis da Cunha, de meia légua de terras, nas sobras entre a sesmaria do Gama e Bom Retiro.

Confrontando a leste com terras do Capitão Antônio José de Abranches; por um morro; com José Antônio Teixeira, por outro morro; ao sul com o mesmo Antônio José de Abranches; a oeste com o sargento mor Gama; e Antônio Teixeira que era ao sul. De Altos do foro de Queluz. Dividindo também com o Ribeirão de S. Pedro.

1795. Luis da Cunha Lobo, filho do capitão João Crisóstomo e de Bárbara Maria Dias, natural de Prados, na capela do Curtume, casou com Ana Antônia da Piedade, filha de José Tavares de Melo e Antônia Tavares Diniz. Da vila de Queluz.

1830. João Crisóstomo de Magalhães, filho de Luis da Cunha Lobo (ver "família TAVARES DE MELO").

1824. Joaquim da Costa Silva, alferes, filho de Joaquim da Costa Silva, casou com Ana Antônia da Piedade, filho de Luis da Cunha Lobo.

 

MANUEL ANTUNES VIEIRA

1839. Joana Romana da Conceição disse ser natural de Morro do Chapéu; filha de Manuel Antunes Vieira e Maria da Costa da Assunção; foi casada com Manuel de Sousa da Assunção; tendo quatro filhos: José Venâncio; Florinda; Felicidade e Manuel de Sousa. Todos então falecidos e só de José Venâncio existia uma neta que vinha ser sua bisneta, de nome Maria. No estado de viúva teve um filho que era o padre João Batista da Costa e criado por Maria Florinda. Testamenteiro: seu filho, padre Francisco Rodrigues dos Santos.

1800. Antônio Antunes de Siqueira, filho de Francisco Antunes de Siqueira e Teodósia Dias Pereira, casou com Maria Joaquina de S. Rosa, filha de Domingos da Costa Vieira e Angélica Maria de Santa Rosa.

1789. Francisco Antunes de Siqueira, cap., disse em seu testamento feito no Ribeirão de Papagaio, Morro do Chapéu, ser filho de Francisco Antunes Braz e Isabel de Siqueira; portugueses. Casado com Teodósia Dias Pereira, tendo os filhos: Francisco, Custódio, Antônio, Maria, Manuel, Ana, José, Joaquim, João e Anacleto.

1746. Josefa Maria de Santana. Inv. Anacleto José da Costa. Foi casada a Ia vez com Bartolomeu Fernandes Rocha. Filhos: Joaquim José Fernandes Rocha; José Fernandes Rocha; Silvério Fernandes Rocha; Ana Joaquina de S. José; Fortunato Fernandes Rocha; Bartolomeu Fernandes Rocha; Maria Josefa, casada com Anacleto José da Costa, já falecida, deixando os filhos: Maria Madalena, casada com Francisco Henriques; José Fernandes da Costa; Anacleta Maria José; João Francisco; João Batista;

 

BARTOLOMEU JAQUES

[Morro do Chapéu]

 

Em 28 de janeiro de 1750, Gomes Freire, concedeu meia légua, morador em Morro do Chapéu, dividindo com Manuel Antunes, Bartolomeu Gomes, alferes Antônio Marques da Costa, e por outra, com Manuel André; o lugar chama-se Pau-Tito.

Revista A. P. M. Ano XVIII, pág. 636

1731. Bartolomeu Jaques era tesoureiro de irmandade de N. S. da Conceição de matriz de Carijós.

1806. Maria Luisa Antônia, e seu filho tenente Manuel Francisco da Costa, fizeram citar a Francisco Lourenço Borges. A autora foi casada com Bernardo Homem da Costa, havendo filhos. Fazenda Ribeirão, junto ao Rio Paraopeba. À autora vendeu sua parte a Cristóvão Dias Gonçalves, e desse foram herdeiros: Joaquim José Malaquia e outros.

Cristóvão devia passar escritura aos filhos da mesma: cap. Agostinho Homem. Cujas terras partiam com Benedito Dornelas da Costa, Manuel Pereira de Arruda, Domingos da Cunha Lopes, Tomasia, viúva de Manuel Francisco e herdeiros de Martinho Pacheco Lima.

1859. Maria Joana de São José. Inv. José Fernandes da Costa, viúvo. Fazenda do catitú, Morro do Chapéu. Filhos: Maria José, 10 anos, João Fernandes da Costa; Antônio de Paula; e Luis Fernandes.

João Francisco da Costa, pai do cel. Feliciano José da Costa, foi dono da fazenda Caetitu, vendeu-a depois a seu irmão João Batista da Costa.

1888. Remigio Antunes de Siqueira, capitão. Test. Cel. João Nogueira Coleho. Disse ser natural de Morro do Chapéu, filho de Antônio Antunes de Siqueira e Maria Joaquina de Santa Rosa; foi casado com Severina Francisca Conde; filhos Remigio Antunes de Siqueira ; Maria Alcântara Conde,..........José Evaristo Alvim era seu genro.

Fazenda da Chácara

Também eram seus filhos: Bebiano Antunes de Siqueira, casada com Rosenda; Carlota, casada com José Evaristo Alves; José Remigio Conde, casado com Maria Joana; Maria de Alcântara Conde, viúva de Antônio Bento de Queirós; Severina, casada com José Rodrigues de Assis; Ana Flaviana Conde, viúva de Antônio de Resende; Antônio Remigio Conde, casado com Maria Angélica; Felicidade, casada com Bartolomeu Fernandes Rocha; Remigio Antunes de Siqueira, casado com Antônia; João Remigio Conde, casado com Elisena, falecido e representado pelos seus 7 filhos: (netos) Joaquim Remigio, 16 anos; José; João; Ismael; Generoso; Leopoldo e Antônio.